Go to http://www.johannes-angermuller.net

Angermuller, Johannes (2019). "Categorizar e posicionar os sujeitos em filosofia: a controvérsia entre Derrida e Foucault compreendida de um ponto de vista discursivo." Polifonia, 26(43) pp. 332-357.
download / télécharger / herunterladen



Resumo: Os filósofos gostam de lidar com problemas teóricos e conceituais. No entanto, ao entrar no debate filosófico, eles utilizam a linguagem também para fins sociais. Em outras palavras, a filosofia deve ser vista como um discurso no qual os filósofos se posicionam e se categorizam uns aos outros como membros de uma comunidade. Para ilustrar o que significa participar do discurso filosófico considerado como prática social, observarei uma controvérsia entre Jacques Derrida e Michel Foucault. Em uma troca teórica sobre a maneira pela qual devemos entender a filosofia de Descartes em relação ao seu tempo, eles se dirigem um ao outro de maneira particular, precisamente como 'discípulo' e como 'mestre', como 'filósofo' ou 'não-filósofo'... através da encenação de relações intelectuais. A análise revela, assim, as dimensões sociais de sua controvérsia, enfatizando o papel de suas posições de sujeito na comunidade intelectual parisiense dos anos 1960 e 1970.

Palavras-chave: categoria acadêmica, campo intelectual, Derrida, discurso filosófico, Foucault, posição sujeito.
Attention! The electronic version of this text may differ from the paper publication. If you want to use this text, make sure to cite it appropriately.

Attention! La version électronique de ce texte peut différer de la publication en papier. Si vous voulez utilisez ce texte, n'oubliez pas à le citer comme il faut.

Achtung! Die elektronische Version dieses Texts kann sich von der Papierversion unterscheiden. Wenn Sie diesen Text benutzen wollen, vergessen Sie nicht, ihn zu zitieren.